quinta-feira, 16 de junho de 2016

PONTAS DUPLAS: ACABE DE UMA VEZ COM ESTE PESADELO!

Pontas duplas! Quem nunca ouviu falar delas? Todas as mulheres têm horror a essa inimiga, visto que ela deixa o cabelo horrivelmente horrível. É claro, como em todos os artigos deste blog, explicarei quais são as causas deste terror para que você possa entender cada vez mais o funcionamento do seu cabelo.

O que são as pontas duplas?

As pontas duplas são o que o nome já diz: pontas duplas. Ou seja, nas pontas do seu cabelo, podem formar em um mesmo fio, várias pontas. Para identifica-las é fácil. As pontas dos fios ficam quebradiças e parecendo vassoura velha.
As pontas podem ser duplas, triplas ou mais. Falamos pontas duplas porque é o nome popular e é a mais comum, mas fique sabendo que seus fios podem ter mais que quatro pontas.

Por que as pontas duplas se formam?

Conforme escrevi no artigo sobre a estrutura capilar o cabelo é formado por medula, córtex e cutícula. Quando estas três camadas não estão saudáveis, o cabelo fica quebradiço porque as escamas se abrem e toda a estrutura do fio fica exposta fazendo com que o cabelo se divida no comprimento o que leva a tricoptilose popularmente conhecida como “ponta dupla”.


O tempo, a falta de corte, de umidade,
de uma boa hidratação, poluição, sol,
vento, ar seco, sal,
tudo isso e mais um pouco,
auxiliam na formação destas pontas.


Mas somente em cabelos quimicamente tratados?

Se enganam as pessoas que acreditam que essas pontas se formam somente em cabelos quimicamente tratados. Isso não é verdade. Nenhum cabelo, por mais saudável que seja, poderá se livrar das pontas duplas, a não ser que a dona dos fios cuide muito bem deles e evite certas coisas como água de piscina (em excesso), água do mar e o nosso grande e maravilhoso amigo sol.

E como se livrar delas?

O único método eficiente de se livrar deste incômodo é cortando as pontas duplas. Queridas, não existe outra maneira, entendeu? SOMENTE CORTANDO AS PONTAS. Não adianta você ficar chorando porque ficará sem três centímetros do seu cabelo. Todo mundo sabe que o cabelo cresce todo mês no mínimo 1cm, então não tem porque ficar com frescura e não querer cortar. A não ser que você não possa cortar as pontas por algum motivo. Aí você poderá optar por métodos que ajudam a selar as pontas ou maquiá-las (o que vai deixar o seu cabelo menos horrível). Também tem um método de selar as pontas duplas com vela conhecido como velaterapia.
Mas isso, não são todos os salões que fazem e nem é todo mundo que topa fazer. O mais prático é cortar, mas se você acha que só é bonita de cabelo grande e se cortar ninguém te achará bonita, então você poderá pesquisar locais que fazem a velaterapia ou usar produtos específicos que ajudem a selar as pontas TEMPORARIAMENTE, até a próxima lavagem.
Depois de tudo o que eu disse, você compreendeu que a melhor opção é cortar???? De qualquer maneira, deixarei aqui dicas de alguns produtos que podem “maquiar” as pontas.

Produtos para “maquiar” as pontas duplas

Existem alguns produtos que agem temporariamente, mas evitam o aparecimento de novas pontas. Os reparadores e seladores de pontas. A cauterização, reconstrução e blindagem capilares feitas no salão também são boas opções.

Não quero cortar as pontas!

Existem algumas técnicas para te auxiliar nisso:
  • A velaterapia: queima as pontas, cauterizando o fio e fazendo com que o cabelo cresça mais forte;
  • A tesoura elétrica: cauteriza as cutículas e combate a oleosidade do couro cabeludo;
  • O corte remake: Não modifica o corte e não altera o comprimento.

Como evitar as pontas duplas

Depois de tudo o que falei, o melhor é evitar estas inimigas que farão com que seu bolso fique mais vazio e seu cabelo cada vez menor. Então deixarei aqui algumas dicas para evitá-las:
  • Lave sempre, delicadamente, o cabelo, massageando o couro cabeludo com as pontas dos dedos;
  • Use produtos que tenham em sua fórmula protetor solar, óleo de côco e de argan;
  • Faça sempre hidratação, umectação ou reparação;
Veja o artigo sobre Cronograma Capilar.

  • Cortá-los a cada 3 meses (calma, somente as pontas, se você quiser). Agora se você acha que cortar o cabelo de 3 em 3 meses é muito, pode fazer isso de 6 em 6 meses;
  • Ter uma boa alimentação é essencial. Coma muitas frutas, verduras e legumes;
  • Não abuse do secador e da chapinha (esta dica não é para você que assumiu os cachos, porque não vai abusar destes equipamentos que só maltratam os fios);
  • Não puxe nem retire as pontas duplas porque você danificará todo o resto;
  • Beba muita água;
  • Use sempre condicionador, mesmo depois da hidratação, pois o PH dele por ser mais ácido, auxilia na selagem das cutículas, o que garante total hidratação e evita as pontas duplas;
  • Não lave seu cabelo em excesso. Para nós cacheadas, lavar o cabelo de 2 a 3 vezes por semana é mais que o suficiente. Lavagem em excesso elimina as barreiras naturais que protegem os fios; 
  • Desembarace o cabelo ainda molhado;
  • Evite exposição ao sol;
  • Cuidado com a química no cabelo. De preferência, faça-a no salão;
  • Evite prender seu cabelo quando ele estiver molhado;
  • Não abuse da água da piscina ou do mar.

Tratamentos caseiros

  • Shampoo de ovos;
  • Máscara de mamão, abacate, manteiga, babosa e mel;
  • Tônico de azeite;

Espero tê-la ajudado a compreender melhor este problema de estética e saúde dos nossos tão queridos fios.
Até o próximo post!

  



Nenhum comentário:

Postar um comentário