segunda-feira, 19 de junho de 2017

DIVANDO COM TRANÇAS SINTÉTICAS: A MODA AFRO ARRASANDO SEMPRE

Você já deve ter visto muitas meninas e meninos com tranças sintéticas. Elas fazem sucesso e por muitos motivos. Seja porque a pessoa está em transição e quer passar por esta fase tranquilamente, seja porque gosta ou porque quer mudar um pouco, estas tranças são ideais em muitas situações.
Continue lendo porque explicarei um pouco sobre elas caso você esteja em dúvida de usá-las ou não.

O que são as traças sintéticas

As tranças sintéticas são aquelas usadas por homens e mulheres em que o cabelo é trançado juntamente com o material sintético. Há dois tipos delas e com certeza um deles irá te agradar:

·         Tranças nagô: São aquelas feitas rente à raiz do cabelo. Este modelo permite fazer vários desenhos no couro cabeludo;
·         Box braids (rastafári ou tranças soltas): O conhecido Canecalon, chamado assim porque é o nome de uma marca estrangeira que vende cabelo sintético.


Tanto em uma quanto a outra você poderá escolher o tipo de material utilizado e a grossura das tranças. Para não pesar muito o melhor material é a lã que fica parecendo Dreads. Para quem gosta é uma boa pedida.
A fibra sintética deixa as tranças com muito brilho, são mais pesadas e ficam bem artificiais.
O jumbo é mais leve e tem mais opções de cores. Ele brilha menos, por isso é mais natural.


Benefícios das tranças sintéticas

  • Transição Capilar: Você que está passando pela transição capilar sabe como é difícil fazer um penteado que não deixe visível as duas estruturas. Até mesmo para tratar o cabelo durante a transição é complicado. Precisa ter muita paciência e força de vontade. Uma das ajudas para resolver a situação são as tranças sintéticas porque elas escondem as duas estruturas do cabelo e você poderá ficar sossegada enquanto as estiver usando. Algumas pessoas também dizem que elas fazem o cabelo crescer mais rápido. Eu já usei durante quatro meses e meu cabelo cresceu normalmente. As tranças não aceleraram o crescimento dele. Esta história de cabelo crescer mais com as tranças, de acordo com a minha experiência é mito;
  • Praticidade: Você não precisará se preocupar em pentear o cabelo. É a melhor parte de todo o processo. Fica semanas sem desembaraçar, nem pentear os fios. É tão bom! E dá para fazer vários penteados dependendo do tamanho e grossura das suas tranças.

 Como cuidar das tranças

Você pode lavar as tranças. Mas não é a mesma coisa de ter seus fios soltos. Eu já usei e a parte de lavar era a única coisa que eu não gostava de fazer.
Para lavar, você pode diluir o shampoo em água para ficar mais ralo evitando grudar o produto nas tranças a ponto de dificultar a retirada e passá-lo somente no couro cabeludo, tomando cuidado para não bagunçar os fios porque do contrário sua cabeça ficará cheia de fios arrepiados.
É importante massagear bem, sem agressividade para não soltar os fios da raiz. A lavagem no couro cabeludo ajuda a eliminar sujeiras escondidas nos nós e a massagem ativa a circulação sanguínea para não prejudicar o crescimento capilar.
Não precisa usar o condicionador no couro cabeludo para evitar excesso de oleosidade, somente no comprimento. Há quem diga que usar condicionador no comprimento fará com que as tranças fiquem mais escorregadias e desmanchem mais rápido. Eu realmente não me lembro se usava condicionador. Mas sei que lavava toda a trança com shampoo. É... vivendo e aprendendo...
Depois de lavar a secagem não é rápida. Cuidado com a toalha. Você precisa pressioná-la às tranças. Não esfregue. Todo o cuidado é pouco para manter a durabilidade daquilo que você demorou horas para ter na cabeça. Então, valorize o seu tempo e dinheiro.
Você pode optar por usar secador com ar frio ou morno e não muito perto das tranças para não estragar o material. Não durma com as tranças úmidas. Além do seu cabelo ficar com cheiro desagradável isso pode provocar mofo e fungos.


Quanto às hidratações... se você está pensando que colocando tranças ficará livre delas, esquece! Precisa manter o mesmo cuidado como se estivesse sem elas. Se você não manter um cronograma capilar, quando tirá-las seu cabelo estará muito ressecado e difícil de dominar.
Use sempre toucas para dormir ou turbantes para que os fios da raiz não fiquem bagunçados dando aquele aspecto de relaxo.
A fronha também é importante. Evite fronha de algodão. Este material causa atrito com os fios provocando o Frizz o que justamente ninguém que está usando tranças sintéticas quer ver. Use fronha de seda ou cetim.
Todos esses cuidados ajudarão na durabilidade das tranças. O ideal é ficar com elas de dois a três meses porque depois, os fios começam a crescer e a cabeça fica cheia de fios arrepiados.
Se você gosta de fazer sempre, tire por um tempo e depois coloque-as novamente. Não dar intervalo pode provocar danos para o cabelo como, por exemplo, queda e algo pior: alguns dizem que pode ficar careca em algumas partes. Claro, quando você for colocar, pergunte tudo ao cabeleireiro.


Dói para colocá-las

Se o cabeleireiro puxar muito dói sim. Mas também vai depender do profissional. Lembro que não doeu muito e cheguei em casa sem dor de cabeça. Mas tem pessoas que sentem muita dor de cabeça.
O que doeu na verdade quando coloquei, foram minhas nádegas esperando horas para se mexer.

Estraga o cabelo

Isso não é verdade. Somente acontecerá de seu cabelo ficar danificado se você não tomar os cuidados necessários. É só seguir as dicas deste artigo e do seu cabeleireiro que tudo ficará bem.
Há uma observação importante: todos os dias, perdemos vários fios de cabelo. Quando se trança o cabelo, esses fios que deveriam ser perdidos diariamente ficam presos às tranças sem poderem sair. Neste caso, adivinha quando é que eles irão se libertar? Exatamente! Quando você tirar as tranças.
Por isso, não se assuste quando ver vários fios saindo enquanto o cabeleireiro tira a fibra sintética da sua cabeça. Isso é normal. Não vá atacar o profissional achando que é ele quem está tentando te deixar careca.

Quem pode usá-las

Quem tem a partir de 5 centímetros de cabelo. Mas cuidado: você pode usar se o seu cabelo for quimicamente tratado, mas se ele estiver com algum tipo de problema grave como queda, primeiro trate o problema e quando ele estiver forte e saudável, aí sim você poderá colocar as tranças sintéticas.


Valor para colocá-las

Isso vai depender do salão. Coloquei há uns quatro anos e paguei por volta de R$300,00. Você precisa fazer uma pesquisa porque o profissional cobra pelo material e pelo trabalho dele.
Esqueça a opção: fazer em casa. A não ser que você tenha algum familiar cabeleireiro que fará isso em sua casa por um preço melhor ou de graça.
Ah! Nem todos os profissionais sabe fazer estas tranças. Precisa procurar alguém que saiba mesmo.
Fazer em casa, mesmo que você saiba fazer, te dará um trabalho que compensa mais ir a um salão, mesmo porque não dá para fazê-las em duas horinhas, não. Meu cabelo estava acima do ombro e fiquei umas 5 horas no salão trançando cabelo. Imagine você ficar com os braços levantados durante tanto tempo. Aff!!! Sem sofrimento, por favor.


Para tirá-las a mesma coisa: procure um profissional. No meu caso, tirei em casa porque não queria pagar e no final de todo o processo, os fios ficaram parecendo que estavam com Dread e tive que cortar quase metade do meu cabelo para tirar aquela confusão toda da minha cabeça.
Quando for colocar de novo já vou reservar dinheiro para tirá-las em um salão.
Não há manutenção neste tipo de procedimento. Você deve tirá-las e se quiser colocá-las novamente, esperar um tempo para o cabelo respirar e depois, mãos à obra (para o cabeleireiro).


No salão

No dia de colocá-las, lave bem o fios e não passe nenhum creme depois da lavagem com shampoo e condicionador.

Espero ter esclarecido suas dúvidas. Qualquer coisa, deixe sua pergunta nos comentários. E mesmo sem dúvida, conte pra gente sua experiência com as tranças sintéticas. Vamos adorar receber você aqui em nosso refúgio. Até o próximo post!



Nenhum comentário:

Postar um comentário